Avivamento Bíblico 71 Anos

Como Nasceu o Avivamento?

De modo oficial, podemos dizer que o Avivamento Bíblico nasceu a 7 de setembro de 1946, em meio aos eucaliptos que havia no pátio, aos fundos da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista do Brasil, em Rudge Ramos, município de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo.
Um grupo de irmãos metodistas, das igrejas de Tucuruvi e Vila Mazzei, bairros da capital paulista, estavam crendo no batismo com o Espírito Santo como uma experiência pessoal (e muitos deles já haviam experimentado tal plenitude) e, reunidos nesse local, juntamente com os então seminaristas Mário Roberto Lindstron, Oswaldo Fuentes e Alídio Flora Agostinho, resolveram continuar a Obra iniciada no seio da igreja, sob qualquer circunstância.
Esta decisão tornou oficial o Movimento, por isso que essa é a data em que se comemora o seu aniversário. Esse grupo de irmãos era conhecido por “grupo de clamor” porque orava intensamente por reavivamento no seio da igreja e pregava a experiência da santificação e batismo no Espírito Santo como grande necessidade para os crentes. Tornou-se um grupo muito ativo em ambas as igrejas.
Como era de se esperar, não pôde ser tolerado muito tempo no seio da igreja de origem e teve de sair e organizar-se, pretendendo ser mais um movimento que uma denominação. Teve que escolher um nome que o caracterizasse, o qual foi Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, como se chama até hoje. Santificação e poder para testemunhar o reavivamento das igrejas, era a ansiedade desses fiéis e corajosos irmãos, que não perdiam oportunidade de orar, estudar a Bíblia, e evangelizar. Muitos destes idealistas já estão com o Senhor e nos são de mui grata e saudosa memória. Dentre eles, destacamos os nomes de Francisco Antonio Barbosa, Pedro Soares Martins, Vírgilio Conti, João Perseghino, Mariana Perseghino, Joana Barbosa, José Ferreira e Cícero Faustino Inojosa, bem como Alídio Flora Agostinho, Mário Roberto Lindstron e Oswaldo Fuentes. Louvamos o Santo Nome do Senhor por essas vidas.


Nossa Declaração de Fé

1 - Princípios Gerais e Éticos

I - A Igreja Evangélica Avivamento Bíblico declara, em sentido geral, que:
- O Avivamento Bíblico é uma denominação evangélica de inspiração divina, fundamentada na Bíblia Sagrada e se destina a orar e trabalhar por avivamento espiritual no Brasil e no mundo.
- Seu lema é: “Santidade ao Senhor - Orai sem cessar”.
- É orientada pelo seguinte princípio ético : Segui a paz com todos, e a santificação; sem a qual ninguém verá o Senhor (Heb.12:14) .
- Compreende por AVIVAMENTO, genuinamente, a ação de Deus dentro dos métodos e condições por ele mesmo estabelecidos em sua Palavra, pela qual os crentes entram na posse das riquezas de sua graça (todas as bênçãos espirituais) e do que resulta poderosa evangelização.
- Acredita no seguinte: em um Avivamento , os homens são levados a uma completa separação do mundo e do pecado; consagram-se completamente a Deus e passam a refletir o caráter de Cristo, em seu verdadeiro amor e santificação .
- Visto não ser sectarista , não aceita, ou rejeita qualquer crença, idéia ou organização, como um todo, mas analisa, separadamente, cada atitude, idéia e objetivo, confrontando-os com os conceitos e doutrinas bíblicas.
II - A Igreja Evangélica Avivamento Bíblico orienta seus membros a:
I - dedicarem-se cuidadosamente ao estudo da Bíblia e à oração, a fim de obterem profunda experiência de Cristo em suas próprias vidas, o que será na verdade, experiência pessoal de avivamento ;
II - perseverarem em oração por avivamento onde vivem ;
III - distinguirem-se por uma vida de poder e santificação, e deste modo, nesta força, atuarem no meio onde exerçam atividades;
IV - permanecerem unidos pela comunhão em Cristo e pelo ideal de avivamento espiritual;
V - viverem em obediência aos ensinos bíblicos, mantendo profunda lealdade a Cristo.
III - A Igreja Evangélica Avivamento Bíblico reconhece que o governo civil, em si mesmo, é instituído por Deus com o objetivo de estabelecer e controlar a ordem social, devendo por isso suas leis e orientações ser observadas.
IV - A Igreja Evangélica Avivamento Bíblico não formalizará qualquer posição favorável ou contrária, em relação a qualquer regime, sistema ou partido político.
V - Sem assumir qualquer compromisso e com a finalidade única de buscar a glória de Deus e propagar o bem comum, a Igreja poderá combater ou defender medidas e idéias, na proporção em que as mesmas influam nos conceitos bíblicos em relação a qualquer matéria ou qualquer problema.
VI - À vista dos princípios bíblicos de que “quem milita não se embaraça com os negócios desta vida”, a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico não vê razoabilidade do ministro da Igreja acumular às suas funções , às de militante político.
- O referido neste artigo não significa que a Igreja tenha qualquer objeção a que os evangélicos participem de administração pública ou de partidos políticos, pelo contrário, acha bom que o façam, desde que, para tanto, não tenham que negar suas convicções de fé cristã, ou venham a praticar atos que contrariem os ensinos bíblicos.

2 - As Doutrinas

As doutrinas aceitas como princípios de fé da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, têm como fundamento as Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento , as quais contêm tudo o que é necessário para salvação e santificação dos crentes.
A Igreja Evangélica Avivamento Bíblico crê e prega fundamentalmente que:
I - há um só Deus vivo e verdadeiro, eterno, de infinito poder, sabedoria e bondade, criador e preservador de todas as cousas, visíveis e invisíveis; que, na unidade de sua divindade, há três pessoas de uma só substância, de existência eterna e igual santidade, justiça, sabedoria, poder e dignidade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo;
II - o Filho, que é a Palavra do Pai, tomou a natureza do homem, no ventre da bendita Virgem Maria, reunindo assim duas naturezas inteiras e perfeitas: a divina e a humana para nunca serem divididas, para ser conhecido como Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, que sofreu , foi crucificado , morto e sepultado, para reconciliar-nos com o Pai e fazer expiação , não somente por nossa culpa atual, mas também pelo pecado original;
III - Cristo verdadeiramente ressuscitou dentre os mortos tomando outra vez seu corpo com todas as cousas pertencentes à perfeição da natureza humana , ascendeu ao céu e assentou-se à destra do Pai, de onde há de voltar para julgar os vivos e os mortos;
IV- o Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, é de uma mesma substância, majestade e glória com o Pai e com o Filho, verdadeiro e eterno Deus;
V - a Bíblia é a palavra de Deus, escrita por homens divinamente inspirados, sendo Deus seu verdadeiro autor;
VI - Jesus Cristo verteu seu sangue para remissão de pecados e regeneração dos pecadores arrependidos;
VII - a justificação é somente pela fé ;
VIII - a santificação do salvo é obra instantânea e progressiva do Espírito Santo, adquirida pela fé na livre graça de Deus , pela qual nosso homem completo é renovado segundo a imagem de Deus , pela qual morremos para o pecado e vivemos para a justiça;
IX - o batismo no Espírito Santo é uma experiência adquirível por ato definido de fé apropriadora por parte do salvo; sua evidência inicial é falar em línguas ou profetizar , como o Espírito Santo concede;
X - a cura divina e os milagres são também para os dias atuais como partes integrantes da obra expiatória de Cristo;
XI - o batismo bíblico é a imersão em água em nome do Pai , do Filho e do Espírito Santo, não como meio de salvação, mas como parte integrante da mesma;
XII - os dons espirituais são para a Igreja nos dias atuais como o foram para a Igreja primitiva, conforme I Cor. 12; Rom.12:6-8 ; Ef.4:11,12;
XIII - a ceia do Senhor é uma festa espiritual , em que os salvos, pelo uso sagrado do pão e do vinho comemoram juntos a morte de Cristo e perpetuam o sentido de sua morte até que Ele venha;
XIV - os planos de Deus para o sustento de sua obra são os dízimos e as ofertas. A lei do dízimo é anterior à lei mosaica , na qual foi cumprida e exigida; ela permanece como princípio neo-testamentário;
XV - a Igreja de Cristo é uma congregação de crentes batizados, associados uns aos outros na fé e comunhão do evangelho, observando as ordenanças de Cristo, governados por suas leis e exercendo dons e privilégios a eles concedidos por sua vontade e graça;
XVI - a segunda vinda de Cristo será de improviso, pessoal e pré-milenar;
XVII - haverá a grande tribulação;
XVIII - haverá o juízo perante o trono branco, e que haverá bem aventurança para os santos no céu e punição infindável para os ímpios.



Visão, Missão e Valores

VISÃO

  • Ser uma igreja com presença no Brasil e no Mundo;
  • Ser uma igreja inserida e relevante na comunidade;
  • Ser uma igreja que cresce integralmente, ou seja, em quantidade e qualidade;
  • Ser uma igreja composta de pessoas transformadas, espiritual, emocional, moral, física e socialmente;
  • Ser uma igreja cuja adoração caracteriza-se por uma vivencia devocional, pessoal e coletiva da manifestação da presença de Deus
  • Ser uma igreja plena de relacionamento com Deus e com todas as pessoas
  • Ser uma igreja em que todos os crentes conheçam seus dons e talentos dados por Deus e sirvam de acordo com eles de tal modo que todas as necessidades sejam supridas e os propósitos de Deus sejam alcançados na terra


NOSSA MISSÃO

  • Evangelizar e discipular pessoas;
  • Curá-las integralmente;
  • Torná-las verdadeiras adoradoras;
  • Ajudá-las a crescer na comunhão com Deus e com os irmãos;
  • Equipá-las para servirem a Deus e ao próximo através dos dons espirituais
  • A fim de glorificar o nome do Senhor Jesus


VALORES

  • COMPROMETIMENTO 1Co 4.2 Todos se identificam com a instituição e com os objetivos dela e desejam participar e manter-se como membro, de modo a facilitar a consecução desses objetivos. O comprometimento afetivo é aquele associado à ideia de lealdade, pertencimento e desejo de contribuir.
  • EXCELÊNCIA 1Co 15.58 Valorização do "bem feito", com integridade, ética e boa qualidade em tudo. Alcançar eficiência, eficácia e efetividade. Fazer certo, as coisas certas, para resultados reais, verdadeiros e legítimos.
  • UNIDADE 1Co 1.10 União significa a associação ou combinação de coisas diferentes ou não, para formar um todo. União é ligação ou combinação de esforços e pensamentos para um bem comum. Envolve cumplicidade, parceria, cooperação, confiança, harmonia, entendimento, companheirismo, sinergia e apoio nas mais diversas decisões a serem tomadas.

Estamos em movimento!

A Igreja Evangélica Avivamento Bíblico nasceu com essa vocação: ser um canal de Deus por meio do qual flui vida, ânimo e fogo espiritual. Alcançando vidas, transformando a frieza, sequidão, letargia, tradicionalismo e acomodação. Fazendo do deserto um pomar e da terra seca uma fonte.
O que era um pequeno grupo de Clamor cresceu e organizou-se como igreja, tornando-se um grande grupo do clamor sem nunca perder seu caráter de movimento de oração e trabalho.
Avivamento Bíblico é movimento, está sempre em marcha. Mobilizado, sendo soprado por Deus e espalhando vida sem amarras, barreiras ou fronteiras, em todos os lugares e para todas as gentes. Impulsionado e conduzido pelo vento do Espírito. Quem no início pensou que seria apenas “fogo de palha” de alguns jovens, enganou-se. É obra de Deus.
Estamos celebrando 71 anos de uma obra extraordinária. Somos povo de Deus. Dirigidos não pelo personalismo, orgulho, autoritarismo ou estrelismo de ditadores espirituais, mas pelo Espírito de Deus por meio de líderes servos que, unidos, prosseguem em santidade e amor. A chama do Avivamento continua acessa e ficará ainda maior. Continuamos em movimento, queremos o “fogo” do Avivamento em todos os lugares, crescendo em qualidade e quantidade. Estamos em movimento.
Vamos juntos, povo avivalista! O vento do Espírito está soprando na direção do comprometimento com os valores do reino, da excelência espiritual, do fortalecimento da unidade da igreja e, assim, expandir o Reino de Deus para glorificar o nome de Jesus Cristo.

“Abrirei rios nas colinas estéreis, e fontes nos vales. Transformarei o deserto num lago, e o chão ressequido em mananciais”. Isaías 41:18

Parabéns a Todos os Avivalistas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEVOCIONAL #4 - Comprometimento

DEVOCIONAL #1 - Nada se constrói sem unidade

Série: A Mensagem da Cruz #1