Série: A Mensagem da Cruz #1


A Mensagem da Cruz

Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.
2 Coríntios 5:18-19

A história da humanidade é dividida por tempos, e para cada tempo vemos um tipo de conhecimento, cultura etc… hoje vivemos num tempo chamado pós modernidade, a bíblia chama estes tempos de dispensações e vemos também para cada dispensação Deus dispensando um tempo para ensinar, um tempo para pôr em prática o que aprendeu - se e por fim um tempo para recompensar os aprovados e disciplinar o que se erraram…
Podemos chamar estes três tempos de: Justo, Justiça e Juízo.
Podemos chamar estes três tempos também de: Inocência, Consciência, Consequência.

Inocência:

É o tempo que não somos responsáveis por nossas ações, porque não temos consciência do que fazemos, por isso Deus não imputa como pecado nossos erros, pois ainda estamos num período de aprendizagem. Atos dos Apóstolos 17:30 Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam.

Consciência: 

Este é o período em que temos que julgar tudo que fazemos baseados nas orientações que tivemos aplicando em nossas ações, isso é chamado nas escrituras como prática de justiça a prática da justiça é que permite que Deus te declare justo e a persistência dessa prática é o que a bíblia chama de santificação e isso é o que permitirá Deus te glorificar.

Caso isso não aconteça, você então repetirá o processo até aprender ou durar a misericórdia de Deus para com tua vida… e se depois de tudo isso você não aprendeu e não mudou você sofrerá o Juízo de Deus, baseado em sua Justiça ou seja você sofrerá o castigo baseado no aprendeu é não pois em prática.

Houve um tempo em que Deus ensinou o homem como viver neste mundo este tempo foi o tempo em que Adão e Eva viveram no Jardim, a bíblia relata que Deus os visitava todos os dias a tarde e este era o período que Deus os ensina, este tempo era chamado de Inocência, você não verá Deus cobrando nem o homem nem a mulher, apenas orientando - os e ensinando - os até que chegou o tempo de pôr em prática o que aprenderam Deus então estabeleceu a primeira regra o primeiro limite, e desafiados pela serpente tomaram a decisão consciente de transgredir, desobedecer, por isso sofreram as consequências.

A partir deste momento a humanidade passa a viver debaixo da graça e da misericórdia de Deus.
Graça: Vocês não merecem mas Eu continuo amando- os… continuo ensinando - os etc..
Misericórdia: Na verdade o que vocês merecem é meu juízo, mas não os castigo, vocês merecem meu desprezo mas não os dou, vocês merecem a punição que os prometi a morte, mas por causa do meu Amor para com vocês, resolvi dar - lhes a Vida, quanto a morte que prometi dar para quem transgredisse, decidi matar meu próprio filho e com Ele conceder - lhes o meu perdão e mais quem decidir me ouvir e aplicar minhas orientações em sua vida eu darei a vida eterna.

A Cruz retrata tudo isso



Quando olhamos para a cruz vemos Deus exigindo um sacrifício do Seu filho, por um ato deliberado de desobediência do homem, isto mostra que Deus ensinou, pediu que este ensinou fosse posto em prática, porém o resultado não foi o esperado por Deus, que exige agora um pagamento pelo erro, pagamento esse que é a morte do transgressor.
Desse modo, Jesus crucificado é a maior prova que Deus não deixará impunidade aos filhos da desobediência.

Em contrapartida Jesus crucificado é a maior prova do Amor de Deus para com a humanidade.
Pois quem desobedeceu foi o homem e não seu filho Jesus… Porém por amor a nós Deus cumpriu sua sentença em seu próprio filho.
É aqui que entra a sua Misericórdia quando Ele não dá a punição que é devida ao homem… por causa do Seu muito Amor…

Consequentemente entra em cena Sua Graça Maravilhosa, que nos alcança mesmo sem merecermos, nos dando como presente simplesmente por reconhecer nossos pecados e aceitarmos o sacrifício que Seu filho fez em nosso lugar nos dando o direito não só de viver novamente, mas herdar pela obediência doravante a vida eterna com Ele.

O plano de Ação criado por Deus para quem não quer apenas viver, mas ter a vida eterna:



Pelo Sangue derramado somos por Deus pai perdoado de todos nossos pecados.
Tendo os pecados perdoados temos a chance de escrever uma nova história, é óbvio que esta nova história só será nova se as informações recebidas forem novas também e é aí que entra em cena o Seu Santo Espírito… Efésios 1.13.
 
"Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,
pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo."
2 Pedro 1:3-4

A Cruz Retrata tudo isso e muito mais, porém como Paulo diz a mensagem para salvação não deve ser pregada com palavras de sabedoria para que esta não anule a simplicidade e a eficácia da mensagem da cruz que sem palavras mostra; O juízo de Deus expresso em seu filho, pela falta da prática do seu ensino ao homem, O seu Amor demonstrado a esse mesmo homem, matando em seu lugar o seu próprio filho, A misericórdia em aceitar impor o castigo que hoje nos traz a paz, desviando de nós sua ira, sacrificando um só inocente em lugar de todos pecadores e por fim Sua Graça nos dando a chance de provar a Ele, que se Ele nos ensinar vamos por em prática e escrever uma nova história seguindo direitinho a orientação do Seu Santo Espírito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEVOCIONAL #4 - Comprometimento

DEVOCIONAL #1 - Nada se constrói sem unidade