Parte da Mudança: Identificando maus hábitos

"Se você desenvolve os hábitos do sucesso, você fará do sucesso um hábito"Michael E. Angier - Fundador do <SuccessNet.org>

De onde vêm os hábitos?

Já parou pra pensar que você pode ser, ou levar uma vida exatamente igual a dos seus pais ou das pessoas as quais você tem um extremo carinho, ainda que você não admita. Isso acontece muitas vezes, principalmente quando você não consegue sozinho identificar dentro dos elementos que nos levam ao sucesso, um elemento chamado autocrítica. A jornada para se tornar uma pessoa melhor e ser parte da mudança, seja ela em relação ao mundo, uma cidade, ou apenas parte da mudança da vida das pessoas a sua volta, exige algum esforço e, esse esforço que chamamos apenas de "mudança” incomoda muita gente, exatamente porque grande parte das vezes, as pessoas tem que olhar para si e admitir que "não está bom".

Olhar para si, admitir erros e se prestar a trabalhar neles não é tão fácil, principalmente porque o nosso cérebro tem um papel fundamental nesse processo, nos proteger. É isso aí, nosso cérebro é o que podemos chamar de agente protetor, com uma nobre missão, buscar sentimentos, sensações e informações dentro da nossa cabeça para que de algum modo sempre justifique, os comportamentos errados das pessoas que gostamos, para que pareçam certos. Você não leu nada errado, é isso mesmo, o seu cérebro procura justificar os erros das pessoas que você gosta, para que você possa continuar convivendo bem com elas e dessa maneira, o seu cérebro aceita como certo o erro alheio.

Todas essas informações recebidas pelo seu cérebro são armazenadas em lugarzinho chamado hipocampo, que é responsável por receber e guardar todas as suas memórias de curto prazo. O que acontece com todas essas informações? Existem dois jeitos de como essas informações são recebidas pelo seu cérebro e por consequência como elas influenciarão no seu processo de formação. Vamos falar do primeiro modo de proteção do cérebro que justifica erros repetidamente, esse modo leva o nome de CONTINUIDADE.

Continuidade porque um dos modelos de formação de hábitos é a repetição de padrões, é ver repetidamente os erros ou maus hábitos alheios e repetí-los. Vamos para um exemplo prático e rápido, digamos que você perceba o quanto alguém que você gosta é respeitado por onde passa por ser conhecido como ríspido e grosseiro, ainda que você vá a vários lugares diferentes ao longo dos anos, aquela informação recebida continuamente parece persistir e não mudar. Seu cérebro com a nobre missão de te proteger, irá buscar informações que usadas de modo adaptativo justifiquem as atitudes dessa tal pessoa que você gosta.

Como? Lhe fazendo pensar que as pessoas é que não entendem fulano, que são reclamonas e na verdade é que elas é que são ríspidas e grosserias com quem você gosta. Automaticamente seu cérebro passa a aceitar essa postura ríspida e grosseria de quem você gosta como certa e em pouco tempo, está lá você com os mesmos hábitos, isso acontecerá de forma ainda mais rápida se você tiver o desejo de ser vista como aquela tal pessoa "respeitada", esse efeito se estende a hábitos como falta de organização, falta de respeito e carência.

Esse é um dos porquês devemos nos esforçar para entender as pessoas a nossa volta, muitas podem apenas estar sendo uma repetição de padrões adquiridos. Vamos para o segundo modelo de formação de hábitos, que demos o nome de SHOCK, esse modelo é o do forte impacto emocional. Quando você é exposto ou se expõe a algum forte impacto emocional e isso acontece muito enquanto criança, as informações recebidas de forma impactante ficam fortemente gravadas na sua cabeça, o que vem no futuro também a intervir no seu processo de formação.

Normalmente traumas e medos são decorrentes desse modelo. Exemplo rápido, uma queda quando criança pode levar essa mesma criança depois de adolescente a ter medo de altura e o simples fato de uma forte presença do fator medo, leva a outros medos, como medo do escuro e etc.. e então o medo se torna o hábito. Dois processos de recebimento de informações levam a hábitos e, te levaram a ter os hábitos que você tem hoje, do recebimento de informação contínua ou do recebimento de informação sobre forte impacto emocional.

Porque todas essas informações sobre formação de hábitos? Para que você possa mergulhar em você mesmo, entender os seus hábitos e a formação deles, trabalhar de modo objetivo e consciente para modificar os que te atrapalham de prosseguir. Desenvolva hábitos saudáveis de leitura, reflexão, esporte, hábitos de planejamento e organização, de previsibilidade, de compreensão das diferenças das pessoas, desenvolva o hábito de servir e contribuir com o seu conhecimento prático ou teórico. Isso é mergulhar em si, trabalhar na sua vida e nos seus hábitos e isso é ser PARTE DA MUDANÇA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEVOCIONAL #4 - Comprometimento

DEVOCIONAL #1 - Nada se constrói sem unidade

Série: A Mensagem da Cruz #1