Série Parte da Mudança: Desvitimize-se


"Para mudar o mundo é preciso tempo, para mudar a si mesmo é preciso coragem"R.S.Lowel
De fato à primeira vista parece mais simples culpar ou apontar as pessoas por erros que de certo modo você possa estar envolvido, mas não queira admitir sua parcela de responsabilidade. Contudo, criando esse ciclo de apontamento, automaticamente está criando em si hábitos ainda piores do que o de simplesmente apontar, está tirando de si a auto-responsabilidade pelos acontecimentos da sua vida. Dentre as histórias que procuro logo pela manhã para me inspirar, lembrei-me da história marcante de Dona Hercília- catadora de lixo, uma mulher com características marcantes e traços claros de entendimento dos elementos que nos levam ao sucesso.

Foi no Caldeirão do Huck onde eu tive a oportunidade de conhecer sua celebre e tocante história; Tudo tem início em Nova Almeida, Espírito Santo, onde essa senhora ajudava o marido a catar lixo e entre uma sucata e outra, um monte de livros foram encontrados, todos sabemos que livros não foram feitos para se jogar fora, Dona Hercília não faria diferente, os levou para casa, para estudar, estudar e estudar, as noites não pareciam o suficiente para aquela pobre mulher que se encantava com tanto conhecimento, não demorou muito e as aspirações aumentaram em posse de tanta informação.

O que Dona Hercília não sabia, é que naquele exato momento de sua vida, ela teria mudado todo o rumo de seu futuro. Pobre, catadora de lixo e sem muitas oportunidades, pareceram fracos adjetivos diante da força daquela determinada mulher que decidira prosseguir a qualquer custo. Dona Hercília escolheu ser dona do seu próprio destino, escolheu não ser refém do seu meio, ainda que as situações não ajudassem e o vento parecesse contrário, ela não desistiu. Após ler em um dos livros que achou: "o sucesso vem dos livros", essa nobre senhora começou a cada vez pegar mais e mais livros, montou uma humilde biblioteca em sua casa, virou notícia nacional quando conseguiu entrar em uma Faculdade Federal no Espírito Santo, história essa contada no Jornal Nacional e acompanhada por milhões de brasileiros.

Por um clamor da população nas redes sociais e uma chuva de e-mails enviados para o programa do caro Luciano Huck, lá foi ele, concluir a conquista que se iniciara na cabeça de Dona Hercília. Com a proposta de participar de um "quadro" do programa chamado SOLETRANDO, Dona Hercília deveria contar um pouco sobre sua história, sua conquista e deixar uma mensagem. O que Dona Hercília não sabia é que Luciano Huck não estava lá apenas para gravar esse "quadro", mas sim para presenteá-la, por sua garra, determinação e força de vontade, para brindar sua conquista dando-a uma casa nova. Dona Hercília foi presenteada não apenas por Luciano Huck e por seu quadro inspirador, mas presenteada pela vida, por ter auto-responsabilidade e tomar para si o direito de mudar sua vida.

Não fique aí se vitimizando, as boas oportunidades ou melhor, qualquer oportunidade que existir, não irá bater a sua porta. Você terá que merece-la, sair de onde está e provar para si mesmo que é verdadeiramente o que quer para você. Se não tiver, crie, se já tiver desenvolva e pratique uma coisa chamada auto-responsabilidade. O mundo a sua volta leva a sua interpretação, descarte velhos hábitos e agora que tem discernimento para compreender melhor todas as informações, filtre-as, leve consigo o que for bom, aprenda com os seus próprios erros do passado e do presente, aprenda observando os erros alheios, molde com calma o seu futuro, dê ouvidos as pessoas que queiram o seu bem, mas mais do que isso dê ouvidos a si mesmo.

Encontre o seu alvo, veja quantas das pessoas a sua volta representam aquilo que você deseja ser, se não representarem, busque contato com outras que representem. Observe com atenção o seu meio, repare se sua vida atual tem coerência com a vida que você deseja ter no futuro. Falta de coesão em sua comunicação atrapalha sua chegada ao ponto desejado. Lembre-se de que você é a transmissão do seu pensar e agir.

Aproxime-se de pessoas que tenham os seus interesses e valores, ajude outras pessoas, doar-se é um ótimo meio de se conhecer melhor, os outros ganham e você ganha. Fortaleça seu pilar espiritual, busque orar, meditar, rezar, se conecte mais com o universo, deixe-o te ajudar. Mude sua comunicação e interpretação do mundo e seu mundo mudará: Se for para criticar (os outros) - Se cale Se é para reclamar - Dê sugestão Se é para buscar culpado - Busque solução Se é para se fazer de vítima - Faça-se de vencedor Se é para justificar meus erros - Aprendo com eles Se é para julgar pessoas - Julgue atitudes
PAULO VIEIRA
"..a lição sempre se repete, a não ser que você se veja como o problema - não outros.."SHANNON L. ALDER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos acompanhe através do Aplicativo Igrejas Cloud