Parte da Mudança: Elementos que nos levam ao sucesso


"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias.Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias"LaoTsé, Filósofo e alquimista chinês
Existe uma grande dificuldade nas pessoas e talvez em você, em entender a diferença entre
inteligência e sabedoria. A inteligência é necessária, mas vista, sentida e admirada como uma manutenção da sabedoria. Aprender a quebrar o paradigma da "inteligência cartesiana" como um fator de sucesso é o primeiro e mais importante passo para uma vida melhor. As ferramentas usadas pela inteligência cartesiana aprendidas no colégio promovem soluções lógicas para problemas lógicos (matemática, física, química e etc), dos quais não necessitam interpretação.

Inteligência cartesiana e inteligência emocional ocupam extremos opostos de um mesmo plano. A Inteligência emocional te auxilia na solução de problemas emocionais (medos, inseguranças, traumas, dificuldades de se relacionar, autoaceitação e etc), sendo a solução destes, um fator decisivo para o seu sucesso e a garantia de uma qualidade de vida melhor. É necessária uma comunicação eficaz corpo-mente e um diálogo entre o consciente e o inconsciente para que seu intelecto-sensorial consiga captar as informações a sua volta e alinhá-las de maneira que contribuam para tornar mais rápido o seu acesso ao seu objetivo.

Interaja com o seu futuro, torne-o sólido, pense e sonhe com ele depois tire-o da cabeça e coloque-o no papel, faça planos, desta maneira irá traçar estratégias e metas que o farão alcançar tudo o que deseja. Identifique em você mesmo os elementos que nos levam ao sucesso, estude-os, analise-os, se houver alguns que você não tenha, crie-os, mas entenda que todos esses elementos são peças do grande quebra-cabeça do sucesso pessoal e profissional. Reavalie-os e veja quais precisam ser melhorados e faça.

Autocrítica
Assim como em outros elementos, introspecção tem dentro do campo da autocrítica um papel fundamental. Permita-se olhar para si mesmo, por dentro. Procure entender os seus hábitos e a formação deles, reveja suas atitudes e observe seus comportamentos. Todos os seus atos ainda que não lhe pareça ser dessa maneira, são pequenas sementes, que com o passar do tempo começarão a crescer, se desenvolver e dar frutos.

Quais os frutos que deseja colher? Para que estas sementes possam crescer de maneira saudável em um campo verdejante, a sua origem tem que ser saudável. Os que conseguem a identificação do elemento autocrítica se localizam tempo-espacial-existencialmente, encontram o sentido de existir, que grande parte da sociedade perdeu.

Use a autocrítica como um guia para a excelência, como parâmetro base para alcançar a admiração das pessoas, transmitindo-as o melhor de si, o melhor que foi encontrado previamente como uma pedra bruta de comportamento, atitude, postura e foi tratada, moldada e lapidada para encantar os olhos de quem a ver.

Resiliência e psicoadaptação
Resiliência é um termo físico emprestado a psicologia. Visto por Job (2003), que após estudos concluiu que resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer, e mais a frente, entendido por Barbosa (2006) que propôs que se pode considerar a resiliência como uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.

Resiliência é então percebida como uma força de superação, de ir além dos obstáculos. Identificar o elemento da resiliência lhe permitirá transitar com tranquilidade pela autocrítica a caminho direto do objetivo, ou, da solução dos problemas. Pessoas com alto grau de resiliência possuem mais força para a obtenção de resultados, tem um alto grau de psicoadaptação, que lhes permitem uma rápida adaptação quando expostas a diferentes situações, sendo estas de crises ou de mudança de ambiente, combinadas com alterações sociais ou econômicas à sua volta.

Identifique seu elemento de resiliência, note-se capaz de ir além, abra a janela do seu intelecto-adaptativo e construa uma rede de pensamentos positivos como alicerce para enfrentar suas batalhas.
Evolua o grau de sua adaptabilidade e superabilidade. Seja autoeficaz, proponha-se ações as quais terá certeza de sua eficácia, construa uma base sólida e depois evolua para a construção de degraus que te levem ao topo.

Altruísmo
O altruísmo é um dos elementos mais nobres de todos os elementos que nos levam ao sucesso. É a conexão com o seu verdadeiro Eu, a ligação com o valor da generosidade, bondade, compaixão, desprendimento e da grandeza da alma. Ter a identificação do altruísmo como elemento que leva ao sucesso, bane e exclui qualquer forma de endeusamento, individualismo, estrelismo, egocentrismo e descriminação.

A grande fórmula da afetividade social, tem sido esquecida pela sociedade, que por sua vez alimenta com frequência egos inflamados e sua viralização de maus princípios, tornando as pessoas fúteis, em busca de uma beleza vazia, frias e descrentes. Desenvolver o elemento do altruísmo é colaborar para o crescimento da paixão pela vida humana, da empatia, do entendimento e da compreensão das necessidades das pessoas a nossa volta e da nossa capacidade de ajudá-las estando presente, de nos doarmos e sermos mais.

Crie em você o hábito do envolvimento, aprenda a se colocar no lugar das outras pessoas, estimule suas atividades sócio-afetivas. Demonstre mais amor por quem está próximo, mostre gratidão e reconheça o valor das pessoas em sua vida, liberte-se de qualquer atitude lógico-controladora, dê você os primeiros passos. Seja o que precisar de você mesmo e seja para os outros o que precisam de você. Seja amor, para consigo mesmo e para com os outros.

"..não está faltando amor, está faltando amar.."

Debate de Idéias
É parte da civilização e de sua evolução o debate de idéias. Através desta valiosa ferramenta é que conseguimos construir grandes pensadores, intelectuais livres e participativos. Essa habilidade, tão pouco utilizada hoje em dia, é que habilita a interação entre pessoas, a busca por ideais, a defesa de crenças e valores, o trabalho em grupo, a socialização, a identificação de perfil com grupos e/ou associações e estimula a inteligência emocional rompendo o cerco da insegurança através do humano e de seus processos vem sendo sustentada pelo livre pensamento, por grupos de debates segmentados empenhados em achar respostas, em promover a evolução de produtos e processos, tendo como base o feedback pós experimento, para encontrar dentro desse contexto a possibilidade adaptativa deste ensaio, ou seja, a troca de informações e experiências pós uso.

Suas idéias só serão ouvidas e analisadas em um ambiente propício, do mesmo jeito, você só conseguirá penetrar em novas regiões do seu intelecto-criativo para gerar idéias inovadoras e vanguardistas, quando se permitir ter contato com novas experiências e possibilidades. Faça parte de grupos, associe-se à núcleos que contribuam para o seu crescimento intelecto- pessoal e profissional, movimentos que você se identifique, permita-se expandir, avalie novas possibilidades como grupos culturais de teatro, dança, poesia, leitura ou filosofia.

A exposição a novas atividades estimula a criação de novos caminhos neurais. Estas novas percepções te levarão a uma nova interpretação da vida, as novas interpretações a novas decisões e consecutivamente a novos resultados.

"..Não devemos ter medo das novas idéias! Elas podem significar a diferença entre o triunfo e o fracasso.."NAPOLEON HILL

Carisma
Carisma é a arte de ser admirado e se admirar, se encantar pela vida, o grande elemento da paixão por existir. Conquistar as pessoas, ser bem quisto e visto como surpreendente é a chave de dar sentido a frase:

"..é um prazer conhecê-lo.."

Faça com que as pessoas sintam que foi realmente um prazer te conhecer. Identificando e desenvolvendo o elemento do carisma, passará a ser visto por outros e por si mesmo, com olhos mais serenos. Caminhará com facilidade nas ruas da paz e da tranquilidade, ora inexploradas dentro de sua rotina, encontrará no teatro da vida mais magia e felicidade. São referências do carisma, a habilidade do romantismo existencial, a afetividade e a amabilidade.

Dificilmente uma pessoa que não possui estes traços esteja seguramente rodeada de amigos, ou sinta que, sua presença é desejada. Quanto mais um ser humano entende esse elemento, mais se torna agradável e capaz de trabalhar positivamente na construção de uma sociedade com mais princípios. Pessoas carismáticas são educadas, diplomáticas, influenciadoras e inspiradoras, se tornam no teatro social, pessoas que sempre são procuradas e estimadas, com forte habilidade de liderança.

Intuição criativa
Como solucionar seus problemas? Com criatividade. Nada melhor do que uma enorme dose criativa para prover excelentes soluções. A identificação do elemento criativo funciona como a ruptura do limite, é um caminho seguro, onde palavras como "incansável", "impossível" e "intangível" dão espaço a "capacidade", "sabedoria" e "persistência". Transitar pelos caminhos ofertados pela faculdade criativa te possibilita enxergar no mundo à sua volta soluções que costumeiramente passam desapercebidas.

A criatividade potencializa seu estado multissensorial, tornando mais fácil e rápida a absorção das experiências vivenciadas à sua volta. Pois a inteligência, nada mais é do que o acúmulo de informações análogas, adaptadas a sua realidade, de modo que consiga adaptar e colocar em prática o que foi aprendido. É importante para o estímulo da intuição criativa o exercício do "pensar".

Procurar atividades que saiam da rotina do dia-a-dia auxiliam para a criação de novas redes neurais, novos modelos de pensamentos, novas atitudes onde todo este processo reflete em uma nova postura, com novos estímulos e novas perspectivas.

A faculdade criativa impulsionou e impulsiona o avanço da sociedade desde tempos antigos, até os tempos atuais. O desafio do que nunca foi feito, a ânsia pelo novo, pelo diferente, a inovação e a capacidade de tornar tudo isso possível é fruto da criatividade, insistir e persistir é acreditar quando ninguém mais acredita, é enxergar um pouco mais adiante de onde todos pararam de enxergar e se permitir ver tudo isso, é se permitir usar um elemento que poucos utilizam, a criatividade. Pensar grande, de modo que o seu sonho assuste a todas as pessoas quando você as disser, é ter identificado um dos principais elementos para o sucesso, a intuição criativa.

"..uns viram o que é e se perguntaram porquê, eu vi o que poderia ser e me perguntei porque não.."PABLO PICASSO, PINTOR

Inteligência Emocional
Dificilmente você encontrará pela frente obstáculos que sejam intransponíveis quando souber exatamente onde quer chegar. Isso porque, quando se sabe onde deseja chegar, o simples fato de desejar, se torna seu principal agente motivador. Talvez existam poucas coisas na vida as quais valham a pena se motivar por, além de si mesmo. Até que você construa sua própria família e acredite, esse será o seu maior bem, motive-se por suas outras conquistas, ainda que pareçam pequenas. Não existem pequenas conquistas, existem as suas conquistas e as das outras pessoas.

Note seus ganhos a cada dia, comece por valorizar as boas relações que tem com amigos pessoais e do trabalho, seja grato, valorize cada aprendizado. Para os aficcionados por análises e resultados, saibam que o único resultado que se pode esperar dessa linda oportunidade que estamos tendo de viver, é a morte, tudo além disso é apenas uma jornada, é a oportunidade de desfrutarmos de um belo passeio com um enorme aprendizado e darmos valor ao que realmente tem valor. Ao longo do tempo verá que não há limites para o que você deseja fazer e conquistar e, que talvez o único "inimigo" no seu processo de conquista tenha sido você mesmo até hoje.

Não existe nada na vida mais forte do que o seu pensamento, ele é o principal influenciador do seu dia - de como irá se comportar e sentir, se com raiva, triste, se deixar abalar ou sentir medo. Seu pensamento é a chave que te guiará ao sucesso, acreditando que o seu desejo é possível, automaticamente seu corpo reage positivamente em relação ao seu pensamento, coordenando os seus desejos, de modo que você comece a se sentir bem por pensar que é possível e, então a mágica acontece, você levanta disposto a ir atrás dos seus sonhos.

É exatamente por isso que grandes líderes de sucesso dizem "..e então eu resolvi ir atrás dos meus sonhos..". Seu pensamento é seu grande motivador, porque ele impulsiona o desejo e o sentir, em posse desses sentimentos de conquista, você se encoraja para agir. Resultados são reflexos de ações e, ainda que você não faça nada, isso terá um reflexo. Por isso é importante agir. Pensar, sentir e agir. Não importa quantos obstáculos encontre pela frente, se nunca maiores do que o seu desejo, nada irá lhe parar.

"..Ninguem vai bater mais forte do que a vida. Não importa como você vai bater e sim o quanto aguenta apanhar e continuar lutando; o quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha.."SILVESTER STALONE, ATOR (ROCKY BALBOA, O FILME)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEVOCIONAL #4 - Comprometimento

Série: A Mensagem da Cruz #1

DEVOCIONAL #1 - Nada se constrói sem unidade