Parte da Mudança: Modelo mental, a ferramenta certa


"Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo"Ludwig Luggestein, Filósofo
Repare em todas as pessoas a sua volta e por um segundo pense se todas elas pensam no que fazem, agora por um outro segundo, pare e pense no porquê de fazer tudo o que você faz. Por que você estuda? Por que você trabalha? Por que seus amigos são sempre os mesmos ou por que você vai Pensou?
sempre aos mesmo lugares? Pense se há algum tipo de ligação entre todas as pessoas as quais você se relaciona, alguma característica ou hábito que as tornem semelhantes.

Faz sentido se eu disser que você: Estuda para arrumar um bom emprego; Trabalha porque tem contas a pagar e garante a sua liberdade financeira; Seus amigos, você já os conhece há muito tempo ou tempo o suficiente para confiar neles e as pessoas as quais você se relaciona, ainda que você não admita, tem algum grau de relação umas com as outras, como características ou hábitos semelhantes, nem que essas características representem ser completamente diferente da última pessoa a qual você se relacionou.

Isso, como se você procurasse encontrar uma pessoa que se opusesse a tudo que você já viu e saiba, ainda sim isso é uma ligação. Mesmo que de forma restritiva e não exatamente igual ao que se passa pela sua cabeça, as respostas das perguntas acima, de algum modo tem convergência com o que você pensou em responder, Certo?. Isso acontece porque o cérebro e sua nobre missão de te proteger busca caminhos neurais já percorridos anteriormente. Comumente seus amigos terão idéias e características iguais as suas, posturas, comportamentos e até o modo de se comunicar.

Isso não é algo ruim, quando muito bem alinhado com o seu objetivo. Quem já não ouviu a celebre frase "o homem é fruto do seu meio" ou " folha não cai longe da árvore". Esses ditos populares tem influenciado pessoas por gerações e, as levado a acreditar, que levam a vida que levam, porque "não poderia ser diferente".

"..o homem é fruto do seu meio, mas não é refém do seu meio.."

Saiba cuidar do seu modelo mental, repetir padrões de comportamento ou estilo de vida, pode acabar lhe custando muito caro. Vamos pensar em um pedreiro e no exercício de sua função, ou qualquer outro profissional, que precise utilizar ferramentas e necessite precisão para o melhor desempenho de seus serviços. O pedreiro quando inicia a obra, busca saber o que será feito para então planejar os próximos passos, delegar funções a sua equipe se necessário e pensar sobre quais materiais e ferramentas serão necessários para o processo da obra, para cada ferramenta, existe uma função específica.

Não se pega um martelo para colocar um parafuso, de outro jeito, se você o fizer assim, não terá sucesso no resultado. Sabe-se que os martelos tem a função de martelar, pregar pregos ou retirá-los, para parafusos, é necessário outra ferramenta. Controlar o seu modelo mental é ter posse do conhecimento de cada ferramenta que você tem, sabendo assim utilizá-las nas horas exatas. Já viu histórias de pessoas que ganharam uma enorme quantia de dinheiro e logo após um tempo já estavam pobres de novo, ou de pobres que conseguiram muito dinheiro e, sozinhos mudaram o rumo de suas vidas?

Tudo isso não é coincidência, é modelo mental. Pessoas que exibem um padrão de comportamento limitaste sempre estão ao redor do que conhecem, pessoas, lugares, hábitos, filmes e etc.. isto estando fortemente ligado à sua formação de base de crença. Pessoas que tem esse perfil com matriz de crença limitante, não acreditam poder viver fora, ou não se vêem, vivendo fora da realidade já conhecida.

Ter repetição de padrão é característica básica de modelo mental de insucesso. Já as pessoas de sucesso, criam vínculos com seu futuro desejado, trabalham em seus pensamentos, sempre positivando as expectativas e desse jeito, otimizando os resultados. Pessoas mentalmente ricas amam a presença de pessoas as quais elas podem conversar sobre sonhos e projetos. Falar sobre futuro, traçar metas e objetivos, alinhar estratégias e planejamentos são habilidades clássicas de um modelo mental de sucesso, pessoas com perfis assim, não deixam nada para depois, elas pensam, sentem e agem.

"..o barco fica seguro no porto, mas não foi para isso que os barcos foram feitos.."

Fuja do óbvio e exato, não se permita vitimizar ou que te vitimizem, aliás, afaste-se de pessoas assim, não assuma comportamentos que não sejam seus, ainda que seu amigo ou amiga seja super legal, diga não quando for necessário. A rota da sua vida, não é a rota da vida de mais ninguém. As pessoas não entenderão o porquê você faz algumas coisas e, não se preocupe com elas, elas nem mesmo tem esse dever, apenas faça o que você tiver que fazer.

Muitos dos seus comportamentos podem ter sido moldados a partir de sua leitura da vida, das situações que vivenciou, das experiências que teve e das coisas que viu e, como o cérebro não tem um filtro para separar as boas informações das ruins, todas vão direto para o seu cérebro e acabam compondo o seu modelo mental. Certifique-se então que você fará esse filtro, leia livros que possam te instruir, para adquirir novos padrões de comportamento, veja documentários e filmes que possam te inspirar e motivar a alcançar a vida que você deseja ter, crie um vínculo com seu futuro, conheça pessoas que já façam o que você quer e pretende fazer, que tem a vida que você deseja ter.

Reprograme a sua mente e comece a pensar diferente, pense que você: Estuda para adquirir conhecimento e assim se tornar uma pessoa melhor, de sucesso; Trabalha porque fazer com perfeição o que você se dispõe a fazer, te gera satisfação pessoal e ter satisfação no que faz é o único caminho para a prosperidade; Procure associar-se a instituições ou causas de seu interesse, pare de frequentar só o que você gosta, abra o seu apetite e se delicie com novos sabores, faça algo ligado à artes e cultura. Grandes gênios, líderes de sucesso, tinham o costume de apreciar todas as boas coisas da vida, isso os davam mais redes neurais, ou melhor, mais informações, que quando usadas de maneira adaptativa, lhe faziam solucionar enormes problemas ou criar coisas que poderiam mudar a rota de toda uma sociedade. Pense em quem você quer ser e seja essa pessoa, condicione o seu modelo mental e o universo irá aceitar isso como verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos acompanhe através do Aplicativo Igrejas Cloud

2020 | ANO DE MILAGRES